Contador: Chegou A Hora De Mudar?

A relação entre o Contador e o Empresário é uma das mais antigas e importantes do mundo dos negócios. Afinal é o contador que cuida da maior parte das obrigações com o fisco e mantém a regularidade de sua empresa.

Os serviços de contabilidade são essenciais para toda empresa, independentemente do porte ou ramo de atividade.

Além da contabilidade ser fundamental para a regularidade fiscal, sem uma boa gestão contábil é impossível garantir a saúde financeira de uma empresa.

Afinal, é através da contabilidade que o empreendedor tem clareza sobre as receitas, custos, fluxo de caixa, rentabilidade e até lucratividade do seu negócio.

Contar com um bom contador é imprescindível, porém, nem sempre os serviços de contabilidade contratados acabam atendendo as demandas do seu negócio.

É um direito seu escolher o escritório contábil que atenderá a sua empresa se não estiver satisfeito. Iremos detalhar como conduzir essa mudança para que não gere problemas a você e a sua empresa.

 

Como trocar o contador da minha empresa?

 

O procedimento para se realizar a troca de um contador, ou mesmo, de uma empresa de contabilidade é algo muito simples.

Todo empreendedor que se vê descontente com a prestação de serviços de um determinado profissional tem todo o direito de buscar outras alternativas no mercado, porém, é preciso estar atento a alguns pontos antes de buscar a transição.

Normalmente a relação entre profissionais contábeis e escritórios é bastante amigável e profissional. Então você não vai se ver em uma briga entre leões e aquelas cenas de desacordo.

Até para evitar que isso ocorra o Conselho Federal de Contabilidade dá a sua contribuição através da Resolução 987/2003. Nela está estabelecido que a responsabilidade técnica será regulada pelo Contrato (novo profissional) e pelo Distrato (antigo profissional).

Primeiramente, verifique as cláusulas do contrato de prestação de serviços celebrado entre a sua empresa e o seu contador.

Na maioria delas há cláusulas que determinam as formas de rescisão impondo a necessidade de aviso prévio ou ainda de multa.

Verifique esses prazos para determinar corretamente a comunicação e o efetivo termino da relação.

Além de avaliar o contrato, algumas situações merecem atenção e uma boa avaliação se vale a pena continuar com o profissional ou a empresa de contabilidade escolhida. São elas:

  • Seu contador, ou a empresa de contabilidade não atende suas solicitações no prazo adequado;
  • Você sente que falta conhecimento especializado na área e atualização sobre diversas questões envolvendo a gestão contábil de uma empresa;
  • Seu contador ou a empresa de contabilidade contratada não cumpre prazos;
  • Seu contador ou a empresa de contabilidade contratada não possui registro no Conselho Regional de Contabilidade.

Como será esse procedimento?

 

 Se você chegou à conclusão de que está na hora de buscar um novo contador no mercado, é importante realizar alguns procedimentos.

Primeiramente, formalize o cancelamento dos serviços contábeis. Você pode fazer isso através de um simples e-mail ou mesmo uma carta registrada direcionada ao contratado.

 

É preciso que essa comunicação contenha:

 

  1. Informação clara de desistência do serviço;
  2. A data até quando será prestado o serviço;
  3. O novo profissional que irá prestar os serviços;
  4. E a solicitação de informações sobre os documentos da empresa, distrato e informações relevantes.

Em geral, o contador pedirá um prazo de 30 dias para organizar toda a documentação da empresa e entregá-la ao responsável.

Além dos documentos da empresa, vale solicitar ao antigo contador um relatório da situação cadastral, buscando identificar eventuais débitos municipais, estaduais ou federais.

Esse documento também é importante para que o próximo contador identifique eventuais parcelamentos fiscais.

Por fim, é preciso formalizar a transferência através de um termo de transferência de responsabilidade técnicaEm geral, esse procedimento é providenciado pelos próprios escritórios de contabilidade.

 

Transferência da responsabilidade

 

O novo contador ao receber o termo de responsabilidade técnica pode elaborar o respectivo contrato de prestação de serviços contábeis, onde ficará expressa a extensão da sua responsabilidade técnica.

O antigo contador, por sua vez, deve entregar um documento de rescisão contratual, ou simplesmente distrato, eliminando eventual responsabilidade após o término do contrato.

Assim como a responsabilidade técnica do antigo contador é marcada pelo Distrato, a sua nova relação com o Escritório depende do Contrato.

Esses procedimentos são importantes tanto para a empresa quanto para o prestador de serviços, para evitar a responsabilidade por falhas que não foram cometidas durante o tempo do contrato.

 

Solicite um levantamento de regularidade

 

Isso já é de praxe em nossa empresa Fumagali Contabilidade!

Assim que se inicia um novo cliente fazemos uma verificação de regularidade da empresa.

Desta forma é possível já sinalizar ao empresário alguma questão que possa implicar em penalidade e ônus ao empresário referente a eventos passados.

 

Entregue todas as informações necessárias

 

Para iniciar a entrega das obrigações e executar os serviços contábeis, o novo contador precisará de informações passadas.

Garanta que todas as informações solicitadas, como documentos da empresa, livros contábeis e senhas/procurações sejam entregues da forma adequada.

 

Troca de responsabilidade técnica do contador

 

Conforme você pode observar, os documentos importantes para determinar aonde terminam e começam a responsabilidade de um contador é o contrato e o distrato de prestação de serviço.

Cuide bem desses documentos, principalmente no que se relaciona as datas. Para não ficar sem contador na sua empresa combine o início exatamente com o fim do distrato.

Garanta também que os documentos e informações fluam entre os prestadores. Se tiver dificuldades, peça ajuda ao novo escritório, este com certeza irá contribuir para que você não tenha problemas em sua empresa.

Deixe um comentário